quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Futebol e Tecnologia eletrônica.

Sei que o tema tá bem batido, a Copa do Mundo já se foi e a poeira abaixou porém minha vontade de escrever só crescia . Ontem quando um técnico foi demitido por afastar um jogador que o xingou publicamente aí minha vontade cresceu mais ainda.Então farei para os amados leitores a seguinte pergunta, por que o futebol simplesmente ignora a utilização de tecnologias eletrônicas ou até as mais simples não eletrônicas que deixariam o jogo mais limpo ? ( Caso não saibam em jogos oficiais de seleções a FIFA não reconhece nem permiti o uso do spray para por exemplo demarcar aonde a barreira irá ficar ).

Não sou aficionado por futebol, minha paixão por algum time anda morna quase morta, mais adoro um futebol bem jogado, me emociono com um golaço daqueles, vou pra barzinhos e estádios me divertir e bagunçar sadiamente , porém não consigo compreender como que com o avanço tecnológico este esporte paixão e AMOR de milhões simplesmente vira as costas pro mundo atual. Em alguns fóruns de discussão li comentários aonde a regra é interpretativa , por exemplo, um penalty mesmo com o recurso do replay, poderia ser para um e não para outro arbitro. Que a total imprevisibilidade e a aleatoriedade que dá graça ao jogo . Será ??? Talvez, mas o que dizer daquela bola que entrou mais de 1 metro dentro do gol , ou daquele impedimento escandaloso ou gol de mão que decidiu um título ? O que dizer ao time do interior que trabalhou arduamente durante todo ano , tantos os jogadores como a comissão técnica, mais que foi GAFADO aos 46 do segundo tempo num lance absurdamente duvidoso jogando contra um time de maior expressão ???

A sensação que eu tenho muitas vezes é a conivência dos torcedores com este tipo de atitude, dane-se se meu time fez um gol ilegal aos 51 minutos do segundo tempo, o importante é ganhar não importando a que preço seja. Não existe consternação , não existe revolta e quem reclama depois ainda é taxado como chorão.Então não seria hipocrisia nossa jogar pedra no Rubens Barriquelo ou no Felipe Massa quando os mesmos dão uma mãozinha a seus “colegas” de equipe? É diferente ou seria trapaça do mesmo jeito ?? Abaixo, o Site Terra lista as principais modalidades que usam a tecnologia para não prejudicar o andamento do espetáculo.

Atletismo - além da evolução do material esportivo (como roupas e sapatos específicos para cada modalidade), as principais novidades do atletismo moderno são os equipamentos capazes de medir, com precisão, os vencedores de cada corrida, salto ou disputa. Servem tanto para cronometrar o tempo como para calcular velocidade dos corredores ou altura dos saltos.

Fórmula 1 - outro modelo de como o esporte pode se adaptar sem perder a dinâmica. Além de possuir cronômetros precisos para recolher os tempos feitos por cada piloto, a Fórmula 1 adotou a "telemetria", que mede o desempenho dos carros durante toda a corrida. Os principais quesitos analisados são velocidade, aceleração e desempenho. Vídeos da corrida também podem ser usados para punir pilotos, durante ou depois das provas.

Futebol Americano - assim como no futebol, os estádios usados no futebol americano possuem telões capazes de reproduzir lances da partida. Só que, ao contrário do "primo famoso", o telão é usado também na análise de lances polêmicos, para tirar dúvidas e diminuir os erros dos árbitros.

Enfim, futebol que possui constratações de homens a cifras astronômicas , Cristiano Ronaldo que joga muito, mas fez um golzinho ridículo na Copa , custou 93 milhões de euros (cerca de R$ 257 milhões), dá uma banana pra tecnologia e volta e meia é o assunto da semana por causa daquele lance polêmico (leia-se lance roubado escandalosamente). Acho que talvez eu mesmo já tenha involuntariamente respondido a pergunta que fiz no início do post . Por causa do dinheiro abundante e dos interesses obscuros continuaremos vendo felizes a maracutaia no futebol .

Nenhum comentário: